MESTRE JOÃO DIAS

30582081_10156227654983396_7167750647764

Responsável pela implantação do Sistema de Defesa Policial 

 

O Mestre João Dias Ferreira tem uma sólida carreira no Kung Fu. Começou a praticar artes marciais em 1979 aos sete anos, e especificamente o Kung-Fu em 1982 aos 09 na cidade de Sobradinho, Distrito Federal.

É um dos principais atletas da história do Kung Fu brasileiro e provavelmente, o que mais defendeu o país no exterior, foram dezenas de viagens.  Além de ser, possivelmente, o único atleta das artes marciais do Brasil que foi enviado para as competições e treinamentos internacionais, através do Ministério das Relações Exteriores – Palácio do Itamaraty, que emitiu seus passaportes, à serviço oficial do Governo do Distrito Federal e da Polícia Militar do DF em missão oficial brasileira no exterior.

Defendeu e representou o Brasil em diversos eventos mundiais, como competições, seminários, palestras, congressos, cursos, demonstrações, comissões, representações e Work’s Shopping’s (Roma, Hong Kong, Beijing, Macau, Madison, Racine, Milwaukee, Chicago, Orlando, Miami, Austin, Nova Iorque, Dallas, Baltimore, Atlanta, Columbus, Lima, Buenos Aires, Toronto, Hunt Valley, etc.).

Possui como atleta mais de 40 medalhas internacionais, mais de 200 medalhas nacionais, dentre elas, 08 medalhas em Jogos Pan-Americanos, 03 medalhas em Jogos Sul-Americanos, 05 medalhas de ouro no Open Madison/WI/EUA, 11 medalhas nos Jogos U.S.K.S.F - Hunt Valley/Baltimore-EUA, medalha de ouro no United World Kung-Fu/Wushu Championships Orlando, Flórida, EUA (1997), 06 medalhas em outros Jogos Abertos dos EUA, medalha de ouro nos Jogos Mundiais UIAMA (2019).

Se não bastasse tudo isso, ainda é hexacampeão brasileiro, tetracampeão da Copa Brasil e 14 medalhas nos Jogos Mundiais (2000 a 2005) do Arnold Schwarzenegger Martial Arts - World Festival - Columbus/Ohio-EUA, sendo o primeiro atleta marcial do Brasil à participar do mega evento mundial do super astro de hollywood.

Como dirigente e fundador da federação da modalidade no Distrito Federal, alcançou para o DF mais de 800 medalhas como chefe de delegação das equipes de Brasília e da seleção Brasiliense de Kung-Fu.

 

   #Educação Marcial

O artista marcial é um excelente professor e um conceituado Mestre, formou centenas de atletas, além de dezenas monitores, instrutores, professores e mestres. Treinou milhares de alunos ao longo dos mais de 30 anos lecionando.

 

   #Figura Pública Consagrada

Devido às conquistas, aos serviços prestados à sociedade e as inúmeras consagrações, teve o seu trabalho reconhecido, conquistando  diversas comendas, prêmios, destaques e honrarias, dentre elas, as notórias Medalha do Mérito Brasília, Medalha do Mérito Alvorada, Medalha Presidente Juscelino Kubitschek – Medalha JK comemorativa ao centenário de Juscelino Kubitschek da Ordem Internacional das Ciências, das Artes, das Letras e da Cultura, Medalha CREF/CONFEF chancelada pela Câmara Federal de Deputados do Brasil em sessão solene e outorgada pelos Conselhos Regional e Federal de Educação Física.

Em 1999 foi condecorado na sede da Zhong Yi Kung Fu Association, Madison, Wisconsin-USA com a honrosa faixa preta especial Mérito Sifu (Mestre), pelo presidente e fundador da Z.Y.K.F.A., GM Nelson Phillips Jones Ferreira.

Em 1999 também foi nomeado pelo americano, Grão Mestre Nelson Phillips Jones, como Capitão internacional da equipe norte-americana de Kung Fu da Z.Y.K.F.A.

Também ganhou o título honorário da Associação Olímpica de Wushu, Prêmio e  homenagem nacional da Confederação Brasileira de Tênis, Prêmio de melhor atleta do  campeonato Internacional Wushu Kung-Fu do Brasil pela CWKB.

Mestre João Dias foi duas vezes premiado e homenageado pela Comissão Internacional de Generais Chineses da Força de Polícia Armada do Povo Chinês (Ministério da Segurança Pública da China, The Chinese People’s Armed Police Force)

Recebeu nas instalações da força policial americana o prêmio do Department Of Public Safety, AIRCRAFT, Texas, EUA. Ocasião em que se encontrava a serviço oficial do Governo do Distrito Federal e da Polícia Militar do DF, com visto solicitado pelo Palácio do Itamarati, Ministério das Relações Exteriores.

Ao longo de toda a sua trajetória, recebeu da Polícia Militar do Distrito Federal diversos elogios públicos, homenagens, formaturas especiais, diplomas, condecorações

Por diversas vezes foi recepcionado pela banda de música da PMDF e comitiva da Academia de Polícia Militar de Brasília no aeroporto internacional de Brasília e com direito a batedores e carreata.

Também desfilou em caminhão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal após uma de suas conquistas internacionais, homenagem especial da gloriosa corporação CBMDF.

Contabilizamos que somente no ano 2019, até setembro (momento deste relatório), o Mestre João Dias já havia conquistado quase três dezenas de importantes e notórios prêmios:

Foram 15 prêmios internacionais: *** International Commendation Jacques Levinet for Public Safety (2017 e 2019) *** Mérito AJL - IPC - WKMO - JD.PODS (2017 e 2019) *** OIPC - ICPO INTERPOL - 2019, Interpol Tehran - I. R. OF IRAN - POLICE *** Medalha da Força Aérea Argentina/ONU na Missão de Paz no Haiti *** Polícia da Província de Buenos Aires *** Polícia da Cidade de Buenos Aires *** PSA – Polícia de Segurança Aeroportuária da Argentina *** Polícia de La Provincia de Jujuy *** Policiais de El Calafate *** Associação Civil Policial de Santa Cruz *** Polícia da Província de Santa Cruz *** Mundial UIAMA *** Pan-Americano ASIAM/UIAMA *** Arnis Kali Maharlika *** Prêmio do Livro Histórico – Homenagem 121º Aniversário (1884) – 14 de novembro 2005 – El Calafate  (entregue pela própria família do autor) ***

E 13 prêmios nacionais: *** Mérito Esportivo 2019 na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) *** Homenagem do COT – Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (durante o S.I.A.T.) *** Homenagem da Marinha do Brasil - GRUMEC - COMANF (durante o S.I.A.T.) *** Prêmio do BOPE/PMMT - Medalha BOPE 30 anos de Operações Especiais *** Homenagem do Comando Geral da  PMMT *** CFAP/PMMT *** Federação Brasileira de Jiu Jitsu Profissional *** Associação Shaolin do Sul - Fei Hok Phai *** Confederação Brasileira de Sanda *** 17º BPM/PMPB *** CFAP/PMPB *** PMAL *** PCAL*** E a agenda para as atividades do último trimestre de 2019 já está completamente cheia, com certezas muitos novos prêmios serão conquistados.

 

 

   #Membro das Forças de Segurança Pública Brasileira - PMDF

QPPMC - Quadro de Praças Policiais Militares Combatentes 

Especialista internacional em segurança pública

Com um amplo e extraordinário currículo, se aprofundou ainda mais nos estudos, pesquisas e extensão voltados especificamente para as matérias de Defesa Pessoal Policial, Militar e Civil e Ações Policiais Táticas.

Conta com mais 31 anos de experiência prática como instrutor policial na área da segurança pública, e já instruiu mais de 13.000 policiais. Como instrutor da Academia de Polícia Militar de Brasília de 1996 à 2002 lecionou para centenas de Cadetes que hoje fazem parte do atual quadro de oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal.

 

   #Imortalizou a sua história na segurança pública

   #O Precursor

Em 1989 introduziu oficialmente o uso do Cassetete Tonfa na força policial brasileira, PMDF, e no ínicio dos anos 2000 regulamentou a prática do Bastão Retrátil na polícia.

Em 2001, no COT – Comando de Operações Táticas da Polícia Federal - Ministério da Justiça e Segurança do Brasil, introduziu oficialmente diversas matérias policiais, como o uso do Cassetete Tonfa Operacional,  Técnicas de Defesa Policial, utilização do Escudo Tático, Ações para Operações de Controle de Distúrbio Civil, técnicas de Imobilizações e Conduções Táticas, JD-NOLS - JD Non Lethal System (Sistema Não Letal JD).

 

Treinou e preparou todos os operadores do COT/PF nas matérias citadas acima, para a grande operação policial batizada de Operação Estrada do Colono, um das maiores operações daquele ano da PF, e que tinha dentre os objetivos, interditar a estrada clandestina que corta o Parque Nacional do Iguaçu no Paraná, combatendo assim diversas ilicitudes, em especial os crimes ambientais.

 

No início dos anos 2000, na SENASP - Secretaria Nacional de Segurança Pública - Ministério da Justiça e Segurança do Brasil, foi instrutor, palestrante e um dos coordenadores nacionais de Defesa Policial nos seminários e congressos da comissão de estudos de Nivelamento da Defesa pessoal para as forças de segurança pública.

 

 

   #Direção

À frente de algumas instituições nacionais e internacionais, têm se destacado pelo excelente trabalho de altíssima relevância. Na atualidade, é vice-presidente mundial da International Police Confederation, que tem como sede a cidade de Montpellier/França além de ser também o Diretor Internacional para a América Latina, América do Sul da I.P.C (Confederação Internacional de Polícia – Seções Brasil, América do Sul e América Latina) e também das entidades internacionais vinculadas, A.J.L. Academié Jacques Levinet e da WKMO - World Krav Maga Organization para as mesmas Seções.

Criador e fundador da JD.PODS -  JD Police Defense System, conhecida pela organização de cursos, seminários, capacitação e diversas outras atividades na área da Defesa Pessoal Policial, Militar e Civil e treinamentos de Ações Táticas Policiais específicos para as forças de segurança pública.

70725781_10157498744943396_3056833356772

Filiação

National Sections

Cursos

Revista QAP-QRV